Dicas e Informacoes Veja abaixo algumas informações e curiosidades de boa parte da população. São dicas úteis e interessantes.

AS CRIANÇAS PODEM INGERIR ADOÇANTES?

Sim, elas podem, mas recomenda- se para aquela que realmente tem indicação para seu uso, como as diabéticas e em algumas situações, as obesas (prescrição medica). Para as crianças com alto índice de carie dental o ideal é manter um controle na ingestão da sacarose (açúcar) tanto na freqüência quanto na quantidade, e reforçar os outros meios preventivos.

O QUE SE SABE SOBRE OS CHICLETES SUGAR-FREE?

São melhores que os que possuem açúcar, mas deve ser observada a quantidade recomendada. Alem disso, o fato de não terem açúcar e estimularem a salvação faz com que ajudam na proteção contra a cárie. Isso vale principalmente para o chiclete com xilitol, pois esse adoçante tem uma ação bacteriana.

COMO DEVE SER A LIMPEZA (DESINFECÇÃO) DAS ESCOVAS DENTAIS?

A melhor maneira é lavar a escova após o uso, remover o excesso de água e borrifar um anti-séptico acondicionado em frasco spray (adquirido em farmácias de manipulação) em todas as direções da cabeça das escovas, particularmente nas cerdas (gluconato de cloroxedina a 0,12%).

O QUE É EROSÃO DENTARIA?

A erosão é um processo progressivo de destrutivo, caracterizado pela perda do tecido duro dos dentes, por ação de ácidos contidos em bebidas e ou alimentos ou ainda proveniente do próprio organismo. Ocorre a destruição do dente, podendo causar alterações estéticas e funcionais e ate mesmo dor. A ingestão de produtos ácidos, tais com refrigerantes, bebidas energéticas e sucos de frutas naturais ou industrializados é a causa mais freqüente de erosão dentaria. Para a erosão ocorrer a freqüência de ingestão de produtos ácidos é mais importante que a quantidade. Colocar ate mesmo frutas acidas no cardápio de forma freqüente não é recomendável.

COMO EVITAR A EROSÃO DENTARIA?

Evitar o uso freqüente de bebidas ou alimentos ácidos, procurar ingerir fazendo o uso de “canudinhos”. Ingerir alimentos ácidos juntamente com alimentos ricos em cálcio, como o queijo para neutralizar a acidez. Também é importante encaminhar ao medico os indivíduos que apresentam vômitos freqüentes para solucionarmos problemas.

EXISTE TRATAMENTO PARA EROSÃO DENTARIA?

O tratamento é restaurador é difícil, oneroso e requer continuo acompanhamento. Assim o controle racional do consumo de alimentos com altos índices será essencial desde infância.